Dicas
Dicas
  • Benefícios do ômega 3


    - As principais fontes de ômega 3 são os peixes de águas profundas e geladas, como sardinha, o arrenque, o salmão e o atum.
    - Além deles, as algas marinhas, as sementes de linhaça, e de chia e as nozes.
    - Alguns benefícios do ômega 3 são: Ação anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico, contribui para uma pele saudável, auxilia no controle da pressão arterial e muito mais!
  • Qual tempero usar para cada tipo de carne?

    Você já esteve na sua cozinha olhando para a carne e pensando "o que ficaria bom de tempero"? Na verdade, esse parece ser o maior segredo quando se trata de cozinhar "bem" ou fazer algo "diferente". É saber inovar nos sabores e experimentar! Mas existem algumas combinações bem conhecidas e que, claramente, funcionam bem juntas.

    Para carne vermelha
    Dependendo do modo de preparo, um tempero funciona melhor do que outro. O curinga mesmo é o chimichurri, uma mistura de pimenta calabresa, vinagre, limão, azeite, salsinha e orégano.

    Carne assada
    Combina com: cebola, cebolinha, alho, cominho, cravo-da-Índia, canela, gengibre fresco, pimenta calabresa, salsa, mostarda em pó, tomilho.

    Carne grelhada
    Combina com: coentro, pimenta calabresa, alecrim, folhas de louro.

    Carne cozida
    Combina com: folhas de louro, mostarda, noz-moscada, orégano, páprica doce ou picante, pimenta preta, salsinha, tomilho, salsão, coentro.

    Carne frita
    Combina com: noz-moscada, salsa, coentro, alho, cebola.
    Para preparar molhos
    Abuse de cominho, curry, molho shoyu, noz-moscada, páprica (picante ou doce) e pimenta calabresa.

    Carne moída
    Combina com: hortelã, manjericão, manjerona, menta, shoyu ou pimenta calabresa.

    Carnes de carneiro e de porco
    Combinam com: alecrim, limão, chimichurri, coentro, pimenta calabresa, erva-doce, hortelã, manjericão e manjerona.

    Para aves
    Combina com: alho granulado, cebola, cebolinha, chimichurri, cominho, pimenta calabresa, pimenta chilli, salsa e colorau.

    Para peixes
    Não é preciso muito tempero para deixá-lo incrível e saboroso. Tanto a posta quanto a peça inteira devem ser preparadas da mesma maneira, sem esquecer de temperar internamente.
    Combina com: manjericão, alecrim, sálvia, manjerona, louro, segurelha e tomilho.

    Dicas gerais
    O ato de marinar é para amaciar e acentuar o sabor da carne, por meio de imersão em um líquido ácido (como vinagre, suco de limão, vinho, etc) com temperos e ervas. No entanto, mais de duas horas na marinada, a carne começa a cozinhar à frio! Não deixe passar desse tempo;
    Marinar por mais de 30 minutos requer geladeira;
    Se usar ervas desidratadas, saiba que elas são mais concentradas. O ideal é diminuir a quantidade;
    Para quem não é fã de pimenta, o truque é usar as chamadas aromáticas - cheirosas e saborosas, com uma ardência bem leve;
    Noz-moscada e pimenta-do-reino são mais saborosas se raladas na hora, bem como outras pimentas e especiarias.
  • Benefícios e Diferentes Formas de Preparar o Brócolis

    O brócolis é um alimento rico em diversas substâncias que nos proporcionam bem-estar e vitalidade. É possível encontrar em sua composição as fibras alimentares, vitamina C, proteínas e minerais como o ferro, magnésio, zinco e cálcio que ajudam a tornar o organismo saudável.

    Ele melhora a saúde do intestino, auxilia no controle da glicemia e colesterol, possui efeito cardioprotetor, garante uma boa formação do feto, aumenta a imunidade, previne o câncer, atua no tratamento de inflamações como artrite e gastrite e auxilia o funcionamento do cérebro

    1 - Cozido no vapor: Quando cozinhamos os vegetais a vapor, é uma garantia da preservação os nutrientes do alimento, já que assim eles não se perdem na água durante o cozimento. "O brócolis é rico em fibras, compostos sulfurados, ácido fólico, antioxidantes, cálcio e vitaminas A e C que são conservados no cozimento", analisa a nutricionista.

    2 - Em sopas e cremes: Aproveite o inverno e invista nas sopas e cremes de brócolis para aquecer e aumentar a temperatura do corpo. "Basta separar as partes impróprias para consumo, lavar bem e colocar para cozinhar já com pouca água com sal e fervendo. Utilize a água do cozimento para bater o vegetal e preparar o prato", indica a profissional.

    3 - Em arroz: Um delicioso arroz de brócolis tem o seu lugar reservado no nosso cardápio, não é mesmo? Além de combinar com diversas preparações, o arroz de brócolis é saboroso e garante a ingestão dos nutrientes necessários. "Também separe as partes impróprias para consumo, lave bem e bata as folhas ainda cruas. Depois disso é só acrescentar ao arroz na hora do cozimento", explica Patrícia.

    4 - Refogado: Uma das principais vantagens dos refogados é poder incluir uma gama de alimentos que só tendem a acrescentar benefício para seu plano alimentar ou simplesmente utilizar a tradicional dupla alho e cebola. "Higienize o brócolis e acrescente no refogado de alho, cebola e azeite e ir acrescentando água aos poucos até que cheguem a consistência desejada", analisa a nutricionista.

    5 - Empanado: Sim, a fritura também pode ser saudável. Que tal empanar o vegetal com sementes saudáveis e levá-lo ao forno? Assim como a couve flor, o brócolis também fica delicioso quando empanado. Após cozer o vegetal, separe algumas sementes de sua preferência, como chia e linhaça, por exemplo, misture-as. Passe o brócolis em clara de ovos e posteriormente nas sementes. Leve ao forno com um fio de azeite. Sirva e adicione outros acompanhamentos.
  • Como usar o óleo na temperatura certa

    1. Em uma panela média e funda, leve o óleo de soja para aquecer em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos.

    2. Adicione um pedaço de pão para saber se a temperatura está ideal (190ºC).

    a) Se o pão dourar em 40 seg. o óleo está na temperatura certa

    b) Se dourar antes dos 40 seg. é porque está alto

    c) Se passar de 40 seg. não está aquecido.
  • Dica de harmonização para deixar o sabor ainda mais especial

    - Calabresa e Toscana Os vinhos mais indicados para acompanhar essas pizzas são os que possuem taninos, perfeitos para contrastar com a gordura da lingüiça. Essa característica pode ser encontrada nas uvas Cabernet Sauvignon.

    - Frango com Catupiry A presença do catupiry deixa a pizza mais untuosa. Por isso, um frisante é a bebida mais indicada, já que limpa o paladar. Uma boa escolha é o demi sec., que tem acidez.

    - Abobrinha O vegetal pode uma uva como a sauvignon blanc, em que a acidez está presente.

    - Rúcula com Tomate Seco Agora temos o contraste do amargor da rúcula com a agridoce do tomate seco, que tal entrar com a acidez e frescor de um espumante, uma delicia!

    - Atum Os vinhos mais indicados são os produzidos com uva merlot.

    - Palmito Essa pizza combina tanto com vinho branco da uva Chardonnay, quanto com um tinto leve, fresco e frutado.

    Mozzarella e Margherita Os vinhos indicados são os tintos jovens (com pouca ou nenhuma passagem pelo barril de carvalho), leves a médio corpo e com boa acidez, ótimos para acompanhar a gordura do queijo e a acidez do tomate. Um bom exemplo é a uva Cabernet Franc.

    - Portuguesa Devido à pizza Portuguesa ter mais ingredientes, o vinho mais indicado é o de médio corpo aveludado, como a uva merlot.

    - Banana Essa pizza combina perfeitamente com o espumante Moscatel, que é aromático, persistente, frutado e floral.

    - Chocolate Essa pizza pede um vinho mais encorpado e doce para contrastar com o sabor intenso do chocolate. Vinhos licorosos da uva Chardonnay são ótimos.
  • Tipo de taças para cada vinhos, confira!

    1 - Taça Bordeaux: Tintos de médio corpo a encorpados com taninos elevados. Essa taça tem corpo grande e boca mais estreita, que evita a dispersão dos aromas e favorece a percepção dos sabores frutados. Ideal para vinhos com Cabernet, Merlots, Syrahs e Tannats.

    2 - Taça Borgonha: Tintos Leves, brancos encorpados e vinhos rosés. De bojo curto e largo em formato de balão. Libera os aromas mais rapidamente em direção ao nariz. Essa taça é ideal para Pinot Noirs, Riojas e Nebbiolos.

    3 - Taça Vinhos Brancos: A taça de vinho branco elaborada para consumo rápido e fácil dessa bebida. Elas tem um bojo menor e são mais baixas, permitindo que o volume preenchido da taça seja pequeno e não favoreça a elevação da temperatura, já que esses vinhos devem ser consumidos mais gelados.

    4 - Taça Vinho Rosé: É menor que a dos brancos, mas tem bojo maior e boca mais larga, que ajuda a acenturar a acidez do vinho rosé, equilibrando sua doçura natural.

    5 - Taça Vinhos Doces (Sobremesas): Fortificados e demais vinhos doces. A boca estreita concentra os aromas e conduz a bebida para a ponta da lingua, onde o sabor doce é mais identificado.
  • Benefícios do Pinhão

    Esta semente comestível da araucária cai do pé entre maio e julho e, por isso, é presença garantida nas festas do período.

    Por causa do alto valor calórico (100 gramas de pinhão cozido têm 195 calorias), o alimento é perfeito para esquentar a temperatura dessa época do ano.

    Ele é altamente nutritivo, já que contém vitaminas do complexo B, potássio, cálcio e fósforo.

    O pinhão também é uma grande fonte de Ferro, nutriente essencial para muitos processos do corpo, incluindo a circulação e regulação do sistema nervoso.
  • Benefícios da Beterraba

    . Melhora a função cerebral

    . Previne o câncer

    . Controla a pressão arterial

    . Melhora a resistência nos exercícios

    . Reduz o colesterol ruim

    . Fortalece os ossos

    . Previne contra anemia

    . Estimula no perda de peso

    . Ajuda a ter um bebê saudável

    . Desintoxica o fígado
  • Como limpar o Ferro de Passar

    É só fazer uma misturinha com meio copo de água e meio copo de vinagre branco.

    Molhe uma esponja com o líquido e passe no ferro ainda morno!
  • Derreter chocolate no micro-ondas

    Este método é mais simples e rápido que o cozimento em banho-maria - e o resultado é o mesmo!

    Separe um refratário próprio para ir ao micro-ondas, ajuste o aparelho para a potência média. Corte uma barra de chocolate em pedaços pequenos e coloque dentro da tigela, leve para derreter durante 1 minuto. Após esse período, misture com uma colher seca. É importante mexer, só assim saberá se o chocolate está no ponto. Se ele ainda não estiver derretido, deixe por mais 30 segundos, retire e mexa novamente para verificar a consistência.
  • Para dormir bem

    Se você demora para conseguir pegar no sono, nós temos uma dica:

    Basta tomar um copo de leite morno com mel. A temperatura morna da bebida ajuda o corpo a relaxar. Além disso, o leite é fonte de triptofano, um aminoácido que ajuda a produzir serotonina, responsável por baixar os níveis de estresse do corpo. O mel é um carboidrato que facilita a absorção do triptofano, por isso a combinação é tão eficaz.
  • Tirar manchas de gordura

    Tirar mancha de gordura é bem simples.

    Primeiro, cubra a mancha com detergente de louça incolor e deixe agir por 30 minutos.

    Depois, esfregue a mancha com vinagre de álcool branco. Por último, lave a peça de roupa normalmente.

    Fácil, né?
  • É temporada de abacate

    Um pouquinho por dia e você garante benefícios muito importantes, veja só:

    É anti-inflamatório, reduz o estresse, melhora a saúde cardiovascular, é anticancerígeno, controla o colesterol, regula o intestino, inibe o apetite, regula a menstruação, melhora a visão, é bom para os cabelos, garante o sono, previne o envelhecimento precoce e trata a pele, ajuda na construção de massa muscular e regula a glicose.
  • Outras funções do Amaciante

    1. Tira-manchas: reserve a água do segundo enxágue da máquina de lavar, que tem amaciante misturado, para remover sujeiras de carpete, tapetes e estofados.

    2. Tapete macio: para recuperar a maciez, dilua uma colher (sopa) de amaciante em um litro de água. Molhe uma escova na mistura e aplique. Deixe secar naturalmente.

    3. Lustra-móveis: o produto cria uma película sobre os móveis, deixando tudo brilhando. Para isso, dilua uma tampa em um litro de água.

    4. Anti-mofo eficaz: dilua uma tampa de amaciante em um litro de água. Molhe um pano na mistura e passe dentro de armários e gavetas.

    5. Limpa-vidros: dissolva uma colher de sopa de amaciante em 1/2 litro de água, transfira a mistura para um borrifador e use um pano macio para fazer a limpeza. Espere secar e dê brilho com uma flanela seca.

    6. Aromatizador de ambientes: misture uma tampa do líquido com uma xícara (chá) de álcool e um litro d água no borrifador e use pela casa.
  • 5 Alimentos leves para o verão

    Além da hidratação constante, é fundamental investir em alimentos que reponham os nutrientes perdidos com a transpiração e dar preferência a refeições de fácil digestão, que não exijam muito trabalho do organismo para serem absorvidas.

    Sucos Naturais: Além de hidratarem, garantem uma boa parcela de nutrientes ao corpo.

    Hortaliças: Promovem a desintoxicação do organismo e fortalecem a imunidade..

    Pão Integral: Fonte de Nutrientes e fibras, ajuda a controlar o nível de glicose e colesterol no sangue, proporcionando bem estar.

    Manga: Pode ser utilizada nas saladas de verão e fornece uma dose extra de vitaminas e minerais.

    Água: Não espere sentir sede para encher sua garrafinha, pois este já é um sinal de desidratação.
  • 5 Dicas e benefícios do Alho

    1. O alho é um item indispensável na nossa cozinha, traz aroma e sabor para nossas receitas, além de fazer muito bem para a saúde.

    2. O tempero é rico em zinco e selênio, antioxidantes que diminuem os riscos de doenças cardíacas, possui propriedades anti-inflamatórias.

    3. Consumi-lo diariamente também ajuda no controle do colesterol, da pressão e da glicose.

    4. Para facilitar na hora de descascar, coloque o dente de alho num refratário com água por aproximadamente 10 minutos. Para acelerar o processo, você pode colocar o refratário no micro-ondas por 30 segundos. Assim a casca do alho se solta com facilidade e suas mãos não ficarão com aquele cheirinho.

    5. Guarde o alho com casca fora da geladeira. Sem casca dentro da geladeira, mas por no máximo três dias. Amasse o alho só na hora de usar.
  • 3 Dicas para a Lavanderia

    1. Para tirar as manchas de batom das roupas, esfregue um pouco de álcool nelas antes de lavar.

    2. Para remover as manchas de caneta esferográfica, esfregue rapidamente com uma mistura de leite com vinagre, repetindo o procedimento por algumas vezes.

    3. Marcas de café são eliminadas ao lavar a roupa manchada com água morna e glicerina.
  • 4 Dicas para a Cozinha e Culinária

    1. Para não chorar cortando cebolas, coloque um recipiente com água fervente aberto do lado, o vapor irá “empurrar” a umidade da cebola.

    2. Para tornar o detergente mais eficaz, acrescente algumas gotas de vinagre no recipiente e misture bem. O vinagre potencializa o poder de desengordurar, além de proporcionar um brilho extra às louças e panelas.

    3. Para tirar o cheiro de alho, cebola e água sanitária das mãos, basta esfregar os dedos em uma peça de aço inoxidável (pode ser um talher) sob água corrente.

    4. Para o arroz ficar bem soltinho, acrescente uma colher de vinagre na água do arroz na hora do cozimento. Já para soltar o arroz que ficou empapado, coloque-o em uma peneira e passe sob água fria, como se fosse macarrão.
  • Benefícios da Tilápia

    Benefícios da Tilápia Na Perda de Peso: Peixes como Tilápia são ricos em proteínas, mas pobre em calorias e gorduras. Esta pode ser uma boa maneira de reduzir a sua ingestão calórica, enquanto continua a dar o seu corpo todos os nutrientes necessários que necessita para funcionar corretamente. O peixe é muitas vezes transformado como uma opção alimentar para quem está tentando Perder Peso, sem passar fome com dietas radicais.

    Benefícios da Tilápia Para Saúde Óssea: Um dos minerais mais importantes encontrados na Tilápia é o Fósforo, que é um mineral essencial para a saúde humana, pois é uma parte vital do desenvolvimento e crescimento da matéria óssea. Também é um elemento necessário para a manutenção dos dentes e das unhas.

    Tilápia Ajuda a Previne o Câncer da Próstata: A Tilápia tem um teor muito elevado de Selênio. Os benefícios do selênio para saúde são impressionantes, e são de natureza antioxidante . Estudos têm diretamente ligada a ingestão de selénio a uma redução do risco de câncer da próstata, bem como várias doenças cardíacas.

    Benefícios da Tilápia Para Coração: A Tilápia é uma rica fonte de ômega-3 os ácidos gordos, que foram diretamente ligadas à redução dos níveis de colesterol e triglicérides no sistema cardiovascular humano.

    Benefícios da Tilápia Para Cérebro: Tanto o potássio como o ômega-3 os ácidos graxos encontrados nas Tilápias. Mostrou-se benéfica para impulsionar o poder do cérebro e aumento da função neurológica. O potássio aumenta a oxigenação para o cérebro e é essencial para o equilíbrio de fluidos em todo o corpo, o que facilita a resposta nervosa e deposição de nutrientes nas partes apropriadas do corpo, incluindo o cérebro.

    Fonte: http://www.saudedica.com.br/os-8-beneficios-da-tilapia-para-saude/
  • Benefícios do Orégano Para Saúde

    Orégano Ajuda na Prevenção da Gripe: Um dos maiores benefícios do orégano é a sua capacidade de fortalecer o sistema imunológico, auxiliando no combate a infecções virais como a gripe. Assim que começar a notar os sinais da infecção misture de 3 a 6 gotas de óleo de orégano com um pouco de água e tome antes das refeições. Repita o tratamento por pelo menos cinco dias.

    Benefícios do Orégano Para os Ossos: À medida que envelhecemos, os nossos ossos começam a se enfraquecer e quebrar, de forma a assegurar que tenhamos as vitaminas e minerais certos, tais como Cálcio, Ferro e Manganês são alguns dos minerais mais importantes para a saúde óssea, e orégano tem quantidades significativas de todos eles, tornando-a excelente para pessoas que querem se proteger contra a osteoporose.

    Orégano Ajuda a Desintoxicar o Corpo: O Orégano é uma excelente fonte em diversos nutrientes, incluindo Manganês, Cálcio, Ferro, Vitamina K, fibras e uma grande variedade de outros nutrientes. Além disso, Estudos realizados mostraram que Orégano podem ajudar no processo de eliminação de toxinas do corpo.

    Benefícios do Orégano Para Coração: O orégano possui boas quantidades de Potássio, um importante nutriente para as células e líquidos corporais. O potássio ajuda a controlar a pressão arterial elevada e batimentos cardíacos acelerados causados pelo consumo excessivo de sódio. Além disso, Os antioxidantes e o ômega 3 presentes no Orégano ajudam a diminuir inflamações e colaboram para a prevenção de doenças do coração.

    Benefícios do Orégano Para Menstruação: Além de diminuir as dores causadas pelas cólicas, o consumo regular de orégano também contribui para regular o ciclo menstrual e até mesmo prevenir a menopausa precoce e para melhorar as cólicas, a dica é mastigar algumas folhas frescas de orégano ao longo do dia ou então fazer um chá. Se não tiver orégano fresco, misture uma colher pequena de orégano a uma xícara de água e leve ao fogo, desligando assim que levantar fervura. Abafe por 3 minutos e tome antes de esfriar. Tome o chá de três a quatro vezes por dia, sempre morno e preferencialmente sem açúcar ou adoçante.

    Orégano possui ações Antibacteriana: O Orégano tem propriedades antibacterianas, que devido à presença de timol e carvacrol. Estes compostos orgânicos importantes pode defender o organismo contra uma vasta gama de bactérias que pode afetar a pele, o intestino, e outras partes do corpo. O orégano é também um agente ligeiramente estimulante, o que pode aumentar a produção de células brancas do sangue e acelerar o metabolismo, fazendo com que a recuperação da doença seja ainda mais rápido.
  • Benefícios do consumo de feijão para a saúde

    Fonte de vitaminas do complexo B – O feijão evita o cansaço, fadiga, alterações no humor e distúrbios neurológicos causados pela falta de vitaminas do complexo B no organismo.

    Fonte de potássio – Por ser rico em potássio, o feijão colabora para a saúde do coração, além de contribuir para o relaxamento muscular, evitando cãibras, antes ou depois de atividades físicas.

    Combate a anemia – O consumo de feijão evita a anemia ferropênica, ou seja, a anemia por deficiência de ferro. Se combinado a alimentos que contenham vitamina C, como laranja, o organismo absorve ainda mais o mineral.

    Evita prisão de ventre – A alta concentração de fibras do feijão colaboram para o melhor funcionamento do sistema digestivo, facilitando o trânsito intestinal. Controla os picos de açúcar no sangue – Mais um benefício das fibras do feijão: elas evitam que o açúcar entre rapidamente na corrente sanguínea, mantendo as taxas de glicose ideais.

    Evita cáries – A união do arroz e o feijão proporciona uma dose diária de flúor que pode ajudar no controle de cáries nos dentes, já que eles absorvem melhor o flúor presente na água tratada.
  • Benefícios da banana para saúde

    Banana Reduz Estresse e Depressão: O potássio é conhecido por ser um mineral destruidor do estresse. A Banana também contêm triptofano, que é convertido em serotonina. A serotonina atua como um relaxante e, assim, relaxa a mente de uma pessoa e melhora o humor.
    Banana Reduz a Pressão Arterial: A Banana é uma importante fonte de Potássio, que é conhecido por reduzir a pressão arterial. O Teor de potássio na Banana é cerca de 500 mg enquanto que ele contém apenas 1 mg de sódio. O potássio ajuda a controlar a quantidade de fluido no corpo, e também ajuda a manter o equilíbrio delicado entre o sódio e o potássio.
    Benefício da Banana Para os Ossos: A Banana ajuda a fortalece os ossos e melhorar a densidade óssea no corpo. Ela contêm frutooligossacarídeos, que ajudam na absorção de nutrientes essenciais como Cálcio e Magnésio. As Bananas verdes possuem ácidos gordos de cadeia curta, o que torna ainda mais benéfico na melhoria da saúde dos ossos.
    Benefício da Banana Para Digestão: As Bananas são conhecidos por sua alta quantidade de fibras dietéticas. Estas fibras dietéticas ajudar na ligação e acumulação de partículas de alimentos e ajuda na evacuação eficiente. por isso, problemas intestinais e constipação podem ser facilmente evitadas com o consumo da Banana. É até benéfico durante a diarreia, uma vez que ajuda a manter o equilíbrio de eletrólitos no corpo e também fornece uma quantidade adequada de potássio.
    Benefício da Banana para Visão: A Visão podem ser melhorada através do consumo da Banana diariamente. Ela contém alfa e beta-caroteno e Vitamina A, que ajuda na proteção da retina do olho. Degeneração macular relacionada com a idade pode ser impedida pelo seu consumo.
  • Benefícios da berinjela para a sua saúde

    Rica em antioxidantes: a berinjela apresenta uma boa atividade antioxidante pela presença do ácido clorogênico, cafeíco e flavonoides que atuam combatendo o envelhecimento celular e protegendo a oxidação das gorduras nas membranas celulares.

    Benefícios para o coração: devido a presença de fibras solúveis e antioxidantes, existe um controle do colesterol e consequentemente uma melhora do fluxo sanguíneo, prevenindo também o estresse oxidativo.

    Rica em vitaminas do complexo B: a berinjela é rica em vitaminas B1, B2 e B6 que são essenciais para o funcionamento adequado do sistema nervoso central, para produção de energia, equilíbrio hormonal e função hepática.

    Pele saudável: a presença de vitamina C é um dos nutrientes que ajudam a manter a pele saudável, macia e hidratada, tendo também função antioxidante. Há outros antioxidantes na berinjela, como a antocianina. Todos esses ajudam a combater o excesso dos radicais livres no organismo, que podem causar envelhecimento precoce e rugas.

    Perda de peso: 1 xícara de berinjela apresenta em torno de 8% de fibra dietética, sendo uma excelente fonte de fibras, o que por sua vez auxilia na perda de peso e redução do colesterol. Além disso, esse fruto tem a vantagem de conter poucas calorias.

    Fonte de cálcio, magnésio e potássio: esses minerais são essenciais para o adequado funcionamento do organismo atuando na construção, manutenção dos ossos e melhora da contração muscular.

    Prevenção de diversos tipos de cânceres: a casca da berinjela apresenta um potente antioxidante chamado Nasunin que atua no organismo, estimulando a formação de novos vasos e a melhora do suprimento sanguíneo, o que por sua vez contribui para prevenção de diversos tipos de cânceres.
  • Benefícios do Gengibre

    Auxiliar na perda de peso: auxilia na perda de peso porque atua acelerando o metabolismo e estimulando a queima de gordura corporal. Os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, presentes nessa raiz, atuam aumentando a produção de calor e suor, o que também ajuda no emagrecimento e na prevenção do ganho de peso.

    Atuar como antioxidante e anti-inflamatório: tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.

    Prevenir o câncer cólon-retal: também atua na prevenção de câncer cólon-retal, pois possui uma substância chamada 6-gingerol, que impede o desenvolvimento e a proliferação de células cancerígenas nessa região do intestino.

    Combater azia e gases intestinais: é bastante utilizado para combater azia e gases intestinais, devendo ser consumido principalmente na forma de chá para obter esse benefício. Esse chá é feito na proporção de 1 colher de gengibre para cada 1 xícara de água, e o ideal é que sejam ingeridas 4 xícaras de chá ao longo do dia para se obter a melhoria nos sintomas intestinais.

    Proteger o estômago contra úlceras: ajuda a proteger o estômago contra as úlceras porque ajuda no combate à bactéria H. pylori, principal causadora de gastrite e úlceras estomacais. Além disso, o gengibre também previne o aparecimento do câncer de estômago, que na maior parte dos casos está ligado a alterações nas células provocadas pela úlcera.

    Melhorar náuseas e vômitos: ajuda a reduzir as náuseas e vômitos que frequentemente ocorrem durante a gravidez, tratamentos de quimioterapia ou nos primeiros dias após cirurgias. A melhora desses sintomas é obtida após cerca de 4 dias de consumo de 0,5 g de gengibre, o que equivale a cerca de ½ colher de café de raspas gengibre que devem ser tomados de preferência pela manhã.
  • Benefícios do Mel

    Melhora o sono e ajuda a relaxar: O mel estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O alimento é um carboidrato fonte de triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é o hormônio responsável por baixar os níveis de estresse do organismo, melhorando o bem-estar. O mel tem uma função importante como regenerador da microbiota intestinal, quando combinado aos lactobacilos presentes no intestino. Sabe-se que mais de 90% da serotonina é produzida no intestino, portanto o mel ajuda a manter a integridade intestinal colaborando com uma melhor regulação neuro-endócrina, com mais serotonina e mais disposição e sensação de prazer.

    Bom para pele: O mel é rico em antioxidantes, como ácidos fenólicos, os flavonoides e os carotenoides. Por isso, o alimento contribui para a diminuição dos radicais livres e assim previne o envelhecimento precoce e contribui para a pele mais bonita e saudável. O mel pode ser ingerido ou utilizado em cosméticos como sabonetes e cremes.

    Bom para dor de garganta: Como o mel possui ação antimicrobiana, capaz de impedir o crescimento ou destruir micro-organismos, ele é bom para aliviar a dor de garganta momentaneamente. Mas é importante ressaltar que não há nenhum estudo científico comprovando que o mel trate as causas desse sintoma, como uma faringite por exemplo, e nem a evolução da doença relacionada a uma dor de garganta.

    Bom para o intestino: O mel pode ser um importante aliado na manutenção da microbiota intestinal (conhecida como flora intestinal), que são bactérias benéficas que carregamos ali. Contribuindo assim para um melhor trânsito intestinal, a consistência normal das fezes, prevenção de diarreia e constipação.

    Bom para problemas respiratórios: Pesquisas mostraram que bactérias causadoras de algumas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses micro-organismos estão a Haemophilus influenzae, responsável por infecções respiratória e sinusites, Mycobacterium tuberculosis, que leva a tuberculose, Klebsiella pneumoniae e Streptococcus pneumoniae, que causa a pneumonia. O mel pode ajudar aliviando os sintomas e o desconforto, mas não promove a cura da doença em si. O tratamento dessas doenças, portanto, deve ser indicado por um especialista.

    Diminui os riscos de infecção urinária: Alguns estudos apontaram que bactérias causadoras de certas doenças são sensíveis a ação antibacteriana do mel. Entre esses microrganismos estão a streptococcus faecalis, proteus species e pseudomonas aeruginosa, todas elas podem causar a infecção urinária.

    Ação antioxidante: Isto faz com que o mel ajude a diminuir os radicais livres e assim contribua para evitar o envelhecimento celular, proporcionando uma pele mais bonita e saudável e prevenindo doenças como o Alzheimer, cardiovasculares, entres outras.
  • Benefícios do Sal do Himalaia

    O sal do Himalaia contém 84 minerais e elementos que são encontrados no corpo humano. Alguns destes minerais incluem: o cloreto de sódio, sulfato de cálcio, potássio e magnésio. Ao utilizar este sal, você está recebendo menos ingestão de sódio por porção do que o sal de mesa regular, porque é menos refinado e as peças são maiores. Portanto o sal do Himalaia tem menos sódio por porção, porque os cristais ou flocos ocupam menos espaço do que o sal de mesa que é uma variedade altamente processada.

    - Auxilia na saúde vascular;
    - Ajuda pulmões saudáveis e função respiratória;
    - Promove o equilíbrio do pH estável dentro das células;
    - Reduz os sinais de envelhecimento;
    - Promove padrões de sono saudável;
    - Aumenta a libido;
    - Previne cãibras musculares;
    - Aumenta a hidratação;
    - Fortalece os ossos;
    - Reduz a pressão arterial;
    - Melhora a circulação;
    - Desintoxica o corpo de metais pesados.
  • Importância de Beber Água no Inverno

    Perda de peso: Ajuda o corpo a eliminar os subprodutos da gordura, reduz a fome, suprime o apetite, e não tem caloria.

    Menos cãibras: A hidratação lubrifica as juntas e músculos e reduz os sintomas da artrose, artrite e reumatismo, além de diminuir as cãibras.

    Alivia a fatiga: Elimina as toxinas e subprodutos do corpo. Sem água suficiente, o coração trabalha mais para bombear o sangue oxigenado para todas as células e órgãos vitais, e os órgãos ficam exaustos. A água traz alívio instantâneo da fatiga e irritabilidade.

    Bom humor: Nosso corpo se sente mais disposto e nos sentimos mais felizes.

    Remédio natural para dor de cabeça: Alivia a dor de cabeça e das costas resultantes da desidratação.

    Deixa a pele mais jovem: Rejuvenesce, pois hidrata a pele, repõe os tecidos da pele, umidifica a pele e aumenta sua elasticidade.

    Reduz o risco de câncer: Muitos estudos mostram que tomar água pode reduzir os riscos de câncer de cólon, pois a água dilui a concentração de agentes causadores de câncer na urina, e reduz o tempo de contato desses agentes tóxicos com a bexiga.

    Ajuda o intestino funcionar melhor: Tomar água 20 minutos antes das refeições e 2 horas após regula o intestino. Não deve ser tomada com as refeições, pois prolonga o tempo de digestão. Se a dieta contém fibras e grãos, a pessoa terá mais sede.

    Fonte: www.blogbarradecereal.com.br
  • 10 benefícios do Gergelim

    1 - Pressão sob controle:Estudos mostram que o consumo de gergelim reduz a hipertensão e previne doenças cardíacas em geral. O magnésio presente nas sementes é um famoso aliado dos hipertensos e apenas uma mão cheia de sementes oferece 25% do magnésio necessário em um dia.

    2 - Ajuda na prevenção do câncer:Um dos minerais que mais previne o câncer é o magnésio, que, como falamos antes, o gergelim está cheio. O gergelim tem uma lenhina solúvel conhecida como sesamina, que tem sido objeto de muitos estudos e se mostrado eficiente na inibição de células cancerígenas como a da leucemia, câncer de cólon, próstata, mama, pulmão e pâncreas. Além disso, as sementes contêm fitato que possui funções antioxidantes que tiram os efeitos dos radicais livres e evitam que células cancerígenas se desenvolvam.

    3 - Protege contra o envelhecimento da pele:Estes mesmo antioxidantes que previnem o câncer também desaceleram o envelhecimento da pele. Evitam os efeitos nocivos dos raios ultravioletas, que inclui rugas e pigmentação da pele. Além disso, o zinco ajuda a produzir colágeno, dando mais elasticidade para a pele e ajudando a reparar os tecidos do corpo em geral. As sementes ainda são ricas em vitamina B, que mantém cabelo, pele e olhos saudáveis e bonitos.

    4 - Ajuda a digestão e emagrece:As sementes possuem muitas fibras, que são fundamentais para uma digestão saudável, evitando constipação, diarreia e mantendo o cólon saudável. Além disso, as fibras auxiliam na perda de peso, pois elas aumentam a sensação de saciedade. Isso acontece porque elas demoram para ser digeridas, então você fica satisfeito mais rapidamente e demora mais para sentir fome mesmo consumindo menos calorias.

    5 - Remédio para diabéticos:O magnésio presente nas sementes também tem propriedades que reduzem a chance de desenvolver diabetes e ajudar a administrar os sintomas da doença. Uma pesquisa publicada em 2011 no Jornal de Nutrição Clinica mostrou que o óleo de gergelim aumenta o efeito do remédio glibenclamida em pacientes que sofrem com a diabetes tipo 2.

    6 - Alivia artrite:Gergelim é rico em cobre, que tem propriedades anti-inflamatórias, aliviando a dor nas juntas, ossos, músculos e diminuindo a dor causada pela artrite. O cobre ainda é conhecido por fortalecer os vasos sanguíneos e melhorar a circulação

    7- Alivia dores de cabeça e enxaqueca:Quem sofre com enxaquecas frequentemente pode usar gergelim para diminuir as dores. O magnésio presente no gergelim evita espasmos dos vasos sanguíneos que desencadeia crises de enxaqueca. Já o cálcio, previne enxaquecas e dores de cabeça em geral.

    8 - Melhora respiração e evita asma:Além de todos os benefícios do gergelim, o magnésio presente no gergelim também previne asma e outros problemas da respiração – tornando todo sistema respiratório mais saudável.

    9 - Diminui a ansiedade:Sim, a semente de gergelim ainda possui minerais que ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse como o magnésio e o cálcio. As vitaminas tiamina e triptofano, também presentes no gergelim, ajudam a produzir serotonina – o famoso hormônio da felicidade.

    10 - Alivia anemia:As sementes, principalmente as pretas, são ricas em ferro, o que é fundamental para quem sofre com anemia.
  • 10 motivos para comer frutas

    01 - Diminui o risco de diabetes: mulheres que comem pelo menos uma maçã por dia são 28 por cento menos probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles que não comem maçãs. Maçãs tem muita fibra solúvel, à chave para o embotamento oscilações de açúcar no sangue.

    02 - Previne a catarata: as pessoas que têm uma dieta rica em frutas que contêm antioxidantes, como maçãs, são 10 a 15 por cento menos probabilidade de desenvolver catarata.

    03 - Controle de peso: muitos problemas de saúde estão associados com o excesso de peso, entre eles doenças cardíacas, derrame, pressão alta, diabetes tipo 2 e apneia do sono. Para controlar seu peso e melhorar sua saúde geral, os médicos recomendam uma dieta rica em fibras.

    04 - Dentes mais brancos: uma maçã não substituirá sua escova de dente, mas morder e mastigar uma maçã estimula a produção de saliva na boca, reduzindo a cárie dentária, diminuindo os níveis de bactérias.

    05 - Protege contra o Parkinson: uma pesquisa feita demonstrou que as pessoas que comem frutos e outros alimentos ricos em fibras obtiveram a quantidade de proteção contra Parkinson, umas doenças caracterizadas por uma destruição das células do cérebro nervosas produtoras de dopamina.

    06 - Previne e trata todos os tipos de câncer: maçãs podem ajudar a reduzir o seu risco de desenvolver câncer de pâncreas em até 23 por cento. Pesquisadores da Universidade de Cornell identificaram vários compostos-triterpenóides em casca de maçã que têm potentes anti- crescimento das células de câncer no fígado, cólon e mama. A sua investigação anterior descobriu que os extratos a partir de maçãs inteiras podem reduzir o número e o tamanho dos tumores mamários em ratos.

    07 - Reduz o colesterol: a fibra solúvel encontrada em maçãs absorve as gorduras no intestino, que se traduz em níveis mais baixos de colesterol e uma vida mais saudável para você.

    08 - Previne cálculos biliares: os cálculos biliares se formam quando há muito colesterol na sua bile para que permaneça no estado líquido, de modo que se solidifica. Eles são particularmente prevalentes nos obesos. Para evitar cálculos biliares, os médicos recomendam uma dieta rica em fibras para ajudar você a controlar seu peso e os níveis de colesterol.

    09 - Neutraliza a síndrome do intestino irritável: síndrome do intestino irritável é caracterizada por constipação, diarreia, dor abdominal e inchaço. Para controlar estes sintomas os médicos recomendam ficar longe de alimentos lácteos e gordurosos, enquanto incluindo uma alta ingestão de fibras em sua dieta.

    10 - Previne hemorroidas: hemorroida é uma veia inchada no canal anal e, embora não uma ameaça à vida, essas veias podem ser muito dolorosas. Elas são causadas por excesso de pressão nas áreas pélvica e retal. Parte integrante de controlar a constipação, a fibra pode evitar que você esticar demais quando vai ao banheiro e, assim, ajudar a aliviar as hemorroidas.

    Fonte: formasaudavel.com.br
  • Benefícios das Frutas Cítricas

    As frutas cítricas, como a laranja ou o abacaxi, promovem benefícios, para formação e manutenção da saúde das células de todo corpo. As frutas cítricas são ricas em vitamina C, que é um componente essencial na formação do colágeno, uma proteína que dá elasticidade e firmeza à pele.

    As frutas cítricas também fortalecem o sistema imune, são importantes para evitar doenças, como o escorbuto, e para aumentar a absorção de ferro, ajudando assim a combater a anemia.

    Outros benefícios das frutas cítricas envolvem:
    - Diminuir a prisão de ventre, pois são ricas em fibras;
    - Melhorar a hidratação do organismo, por serem ricas em água;
    - Manter uma pele bonita e saudável;
    - Ajudar a emagrecer, por terem poucas calorias.

    Apesar de todos os benefícios das frutas cítricas, quem tem inflamações do esôfago deve evitar essas frutas, pois podem agravar a dor. Quem tem esse problema pode optar por alimentos com menos quantidade de vitamina C, como abacate, damasco, abóbora ou abobrinha, por exemplo, para conseguir ter a quantidade necessária ao organismo de vitamina C, sem prejudicar a inflamação do esôfago.

    As frutas cítricas são todas aquelas que têm uma elevada quantidade de ácido ascórbico, que é a vitamina C e que é responsável pelo sabor ácido dessas frutas. Alguns exemplos de frutas cítricas são:
    - Laranja;
    - Tangerina;
    - Limão;
    - Lima;
    - Morango;
    - Kiwi.

    A melhor forma de comer as frutas cítricas é ao natural, sem nenhum processamento, porque a vitamina C se estraga com a luz, ar e o calor. Os sucos de frutas cítricas devem ser colocados na geladeira para evitar que a vitamina C se estrague. Os bolos com frutas cítricas, como bolo de laranja, já não têm vitamina C porque ao ir ao forno o calor destrói a vitamina.
  • Sete benefícios do chimarrão

    O chimarrão é feito a partir da erva-mate, uma planta nativa da América do Sul. Também é misturado com diferentes chás, como anis, verde, hortelã e outros.

    Sete benefícios do chimarrão
    1 – Elimina a fadiga – O chimarrão possui alcaloides, sendo o principal a cafeína. Eliminando assim, o cansaço, tanto físico como mental.

    2 - Digestivo – A erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal.

    3 - Diurético – Como o chimarrão é tomado quente (60 a 75ºC), fortalece ainda mais a capacidade diurética. Beneficia quem tem retenção de líquidos.

    4 - Contém sais minerais – A erva-mate possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta.

    5 - Possui antioxidantes: A erva-mate possui compostos fenólicos, que combatem o envelhecimento celular.

    6 – Auxilia na regeneração celular – Os bioativos do chimarrão, ajudam na manutenção de nossas células.

    7 – Estimula atividade física – Além de aquecer e eliminar a fadiga, irá proporcionar mais energia na hora de enfrentar uma atividade física.
  • Benefícios do Café para Saúde

    • O Café contém uma grande quantidade de antioxidantes e, assim, auxilia no fortalecimento da imunidade.

    • O café contém cafeína, que ajuda contra dores de cabeça e enxaquecas. Ele também provoca o efeito de captação gastrointestinal em analgésicos.

    • Ela ajuda a melhorar o humor, aliviar o estresse e as funções cognitivas, tais como tempo de reação, memória verbal incidental e raciocínio visuospatial • A ocorrência de cálculos biliares na bexiga pode ser significativamente reduzido pela ingestão de cafeína.

    • A cafeína pode ajudar na prevenção de prisão de ventre e facilita os movimentos intestinais. Ela estimula o movimento dos músculos, ajudando, assim, na evacuação eficiente.

    • O café contém tanino que pode ajudar a remover a formação da placa e ajuda a melhorar a saúde dental.

    • Café tem praticamente 0% de calorias. É uma grande fonte de cafeína e constitui cerca de 95% do mesmo. Além de alguns minerais estão presentes no café tais como o sódio, tiamina, Niacina, Ácido fólico, Fósforo, Magnésio, Manganês, juntamente com o potássio e riboflavina.

    • Benefícios do café para Diabéticos: O café contém ácido clorogénico e a trigonelina alcalóide que auxilia na redução de glicose e insulina. É útil para pacientes diabéticos tipo 2.

    • Benefícios do café na prevenção do câncer: O café tem propriedades anti-cancerígenas. Presença de ácido clorogênico, ácido caféico, fitoestrogênios ajuda a reduzir o risco de câncer de mama. Verificou-se que as pessoa que bebe diariamente café reduziu os riscos de câncer de esofágico, cancro da faringe e oral. Câncer de próstata e câncer de fígado também pode ser reduzida por sua ingestão.

    • Café reduz o risco de perda de memória: Café melhora a memória. Mostrou-se que prevenir a demência e doença de Alzheimer em pessoas idosas. Isso ajuda a bloquear os efeitos de um neurotransmissor chamado adenosina. O bloqueio dos efeitos inibidores de adenosina ajuda a aumentar a eficiência do neuronal no cérebro e que libertam neurotransmissores como a dopamina e norepinefrina. Ela ajuda na melhorar o humor e alivia o stress. Doença de Parkinson também foi provada que podem ser reduzida pela sua ingestão. Fonte: http://www.saudedica.com.br/os-10-beneficios-do-cafe-para-saude/
  • 10 Motivos para consumir vinho

    O vinho tinto é muito saudável quando bebido em quantidade apropriada, que segundo os especialistas é uma taça por dia.

    São diversas as vantagens do consumo, entre elas:

    1 - Aumenta a expectativa de vida

    2 - Previne e ajuda a controlar a hipertensão

    3 - Diminui o risco de pedra nos rins

    4 - Previne a arteriosclerose

    5 - Ajuda a desfazer gorduras e auxilia na perda de peso

    6 - Melhora a digestão e o sono

    7 - Regula o humor

    8 - Aumenta o quociente de inteligência

    9 - Ajuda o sistema imunológico

    10 - Melhora o desempenho físico

    *Se beber não dirija

    Fontes: www.clubedevinhos.com / www.sobrevinho.net
  • Fondue: combinações perfeitas

    Acredita-se que o fondue foi inventado na Segunda Guerra, devido à dificuldade dos camponeses das regiões montanhosas em buscar comida em cidades vizinhas, por causa do frio. Por eles serem produtores de queijos, começaram a derreter queijos como Gruyére e Emmental acompanhado de vinhos. Mas, foi só na década de 50 que o fondue passou a ser servido pelo chefe Conrad Egli em restaurantes dos Estados Unidos. Torando-se uma comida refinada, o fondue recebeu várias adaptações e novos sabores, garantindo sua presença no inverno.

    Algumas dicas para o seu fondue torna-se um sucesso:

    Tipo de réchaud:
    Essa panela que possui um suporte para a chama é feita de 3 materiais diferentes. As de inox e alumínio que são ideais para fondue de carne e as esmaltadas que são ideais para o fondue de queijo. Já para o chocolate, o réchaud com a chama de vela é o ideal.

    Tipo de fondue:
    Para o fondue salgado uma ótima opção é combinar queijos com palmito, aspargos, brócolis, batatinhas e pães diferentes. No caso do fondue de carne, os cortes mais indicados são o filé mignon e a alcatra, que devem ser combinadas com molhos e acompanhamentos. E para o fondue doce o ideal é optar entre o chocolate ao leite ou branco. Que geralmente são combinados com as frutas clássicas morango e uva. Mas uma ótima opção também são frutas secas, marshmallows, suspiros e até pequenas bolas de sorvete duro.

    O fondue é uma ótima opção para reunir os amigos, podendo ser preparado em casa ou optar por comprar ele já pronto.
  • Como tirar manchas amarelas de roupas brancas

    O friozinho do outono começa a aparecer, as peças de roupa de verão vão aos poucos saindo de cena e as mais quentinhas retornam aos cabides. Mas na hora de pegar aquela roupa branca aparece as terríveis manchas amarelas, que são tão desagradáveis.

    Separamos algumas dicas para remover as manchas amarelas de roupas brancas guardadas por muito tempo:

    Algodão e linho: Ferva, em fogo baixo, a roupa com um pouco de água, sal e bicarbonato de sódio. Deixe no máximo por 15 minutos, para não danificar a roupa, retire e deixe de molho até esfriar por completo. Após é só lavar normalmente com sabão, esfregando as manchas para que saiam. Já as meias brancas, o ideal é ferver no máximo dois minutos, e acrescentar na mistura fatias de limão.

    Seda: Por ser um tecido delicado é necessário ter um cuidado maior para retirar as manchas, para não danificar o tecido. Para isso pode-se lavar a seda normalmente, em seguida deixar de molho por 24 horas em solução com quantidades iguais de água e leite, após enxague várias vezes e retire o cheiro do leite.

    Nylon: Para roupas de nylon, misture duas colheres de fermento químico em pó com no mínimo um litro água ou mais e deixe de molho por 2 minutos, para não danificar o tecido.

    Lycra: Em tecidos de lycra deixe a roupa de molho na água misturada com uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio por no máximo uma hora. Deve-se ter cuidado com peças que possuem alguma cor junto, pois o bicarbonato de sódio quando muito tempo em contato com a roupa pode manchar.

    Além dessas opções caseiras, também existe uma grande linha de produtos para a remoção de manchas que são práticas e eficientes.

    Fonte:
    www.removermanchas.net
  • Os diferentes tipos de açúcares

    Com a chegada do friozinho do outono é comum aumentar o consumo de açúcar em cafés, chás, biscoitos e doces típicos da estação.
    Na hora da compra são tantas opções de açúcares disponíveis, que é normal ficar com dúvidas em relação da diferença entre eles. Separamos alguns dos açúcares mais conhecidos e as principais diferenças entre eles:

    Refinado: É o mais conhecido entre os açúcares. Ao decorrer do processo de refinamento, alguns aditivos químicos, como o enxofre, são adicionados para que o açúcar possua a coloração branca. Porém, essas adições fazem com que algumas vitaminas e sais minerais se percam.

    Mascavo: Extraído do cozimento da cana de açúcar é a forma bruta do açúcar. Apresenta cor mais escura e o sabor semelhante ao da cana de açúcar, pois não passa por nenhum processo de refinamento. Por isso, são preservados o cálcio, o ferro e os sais minerais presentes nele.

    Cristal: Passa por um leve processo de refinação, mas mesmo assim perde 90% das vitaminas. Apresenta-se em forma de cristais maiores, que são mais difíceis de diluir em água, por isso é mais utilizado na culinária.

    Orgânico: Assim como o mascavo, não passa por processo de refinamento e não possui ingredientes artificiais na sua composição. Possui a cor mais escura e suas vitaminas são mantidas.

    Light: É a combinação do açúcar refinado com o adoçante artificial. Possui menor sabor e também é menos calórico. Por isso é necessário ter o cuidado para não usar grandes quantidades e perder os benefícios das calorias a menos.

    Demerara: Possui aparência e sabor parecidos com o cristal, porém a cor é mais dourada ou marrom. Devido este passar por um leve refinamento e não receber nenhum aditivo químico, tem todos seus nutrientes preservados, como o alto teor de cálcio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B e C, presentes nele.

    Fontes:
    http://drauziovarella.com.br
    http://blogvs.ssbeneficios.com.br
  • Peixe: Um rico alimento

    Nesse período do ano aumenta consideravelmente o consumo de peixes. Mas é essencial para o organismo, manter o consumo de peixes ao menos duas vezes por semana, devido seus inúmeros benefícios.

    Confira algumas das espécies mais consumidas e seus benefícios:

    Atum: Rico em ferro, fósforo, magnésio, niacina, ômega 3, selênio, sódio, vitaminas B6 e B12, o atum é essencial para o bom funcionamento do coração e do sistema imunológico e também previne a anemia.

    Bacalhau: Possui nutrientes como cálcio, fósforo, magnésio, ômega 3 e potássio. O consumo de bacalhau auxilia na prevenção de doenças crônicas e permite um bom funcionamento da tireoide e dos sistemas neurológico e imunológico.

    Dourado: Auxilia na regeneração de tecidos, regula a pressão e o PH sanguíneo, pois possui cálcio, potássio e vitamina D.

    Merluza: É excelente para o funcionamento dos sistemas imunológicos e neurológicos e contribui para a saúde dos ossos e dentes, pois possui fósforo, magnésio, ômega 3, potássio e vitaminas do complexo B.

    Salmão: Fonte de ferro, potássio, fósforo, magnésio, niacina, ômega 3, vitaminas B1, B5, B6 e B12, é excelente para a saúde do coração.

    Tilápia: Atua na saúde de ossos e dentes, possui ação antioxidante e auxilia na regeneração de tecidos e músculos. É rica em fósforo, ômega 6, potássio, selênio e vitamina A.

    Sardinha: Na gravidez, o ômega 3 presente na sardinha pode evitar processos inflamatórios de endotélio e melhorar a circulação placentária.

    Cação: Rico em ômega 3, selênio e vitamina A, o consumo ajuda a preservar a saúde dos olhos e auxilia na prevenção de infecções.

    Linguado: O fósforo e o selênio que este peixe possui são muito importante para o desenvolvimento e crescimento nos primeiros anos de vida.

    Fonte:
    http://www.terra.com.br
  • É hora de cair na folia!!

    Depois de reunir a família nas festas do final de ano, agora chega a hora de uma das principais festas, onde as preocupações são deixadas de lado e as pessoas caem na bagunça dos foliões de carnaval. Mas para que sua festa não acabe antes da hora deve-se tomar alguns cuidados antes mesmo da festa acontecer:

    Hidratação:

    Durante a folia, a transpiração é grande, e você precisa repor o liquido perdido. Para isso, beba muita água, no mínimo oito copos por dia.

    Bebidas alcoólicas:

    Bebidas alcoólicas fazem parte da festa, mas deve-se tomar cuidado para não exagerar e fazer dela o único liquido ingerido. É muito importante consumir sucos, água de coco, água e isotônicos para que seu organismo elimine as substâncias tóxicas resultantes do álcool e se mantenha hidratado. Para evitar o mal estar logo nos primeiros goles é importante não beber com o estômago vazio.

    Alimentação:

    Para garantir a energia do corpo, não sai de casa sem se alimentar. Prefira alimentos ricos em carboidratos, como bolachas, pães e torradas integrais. A gordura deve ser evitada pois retarda o processo de digestão. Já as frutas e verduras são essenciais, pois ajudam manter a hidratação. Se alimentar várias vezes ao dia, também é importante. Uma boa opção para o lanche, são barras de cereais.

    Ressaca:

    E se ao final de toda a festa bater aquela ressaca, é hora de descansar, beber muita água e manter uma alimentação leve, a base de sucos naturais, verduras e legumes, para diminuir o mal estar.

    Fonte:
    http://maisequilibrio.com.br
  • O Protetor Solar ideal para cada tipo de pele

    O sol e seus raios são essenciais para a nossa saúde e para a pele, sendo necessário uma dose dele todos os dias. Porém devemos tomar com os raios solares, pois o excesso apresenta alguns perigos, como o envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e até câncer de pele. Por isso é essencial usarmos protetor solar todos os dias, não somente quando vamos a praia e a piscina. Mas para isso você precisa saber qual o protetor ideal para sua pele, pois o uso errado pode ser prejudicial.

    Confira algumas dicas para o seu tipo de pele:

    Pele normal: Por ser uma pele que não possui ressecamento e tem um nível de oleosidade controlada, é recomendado o filtro solar sérum, loção ou spray que são mais resistentes ao contato com a água e o suor.

    Pele oleosa: Recomenda-se protetores a base de gel, sem gordura e sem álcool, pois assim serão absorvidos mais rapidamente. Versões em gel-creme, sérum e mousse também são recomendadas, pois são leves.

    Pele seca: Por apresentar aspecto desbotado e opaco e toque áspero, possui maior tendência para o envelhecimento. Por isso o ideal são protetores na versão creme ou loção que possui na composição água e óleo, pois assim irão hidratar.

    Pele sensível: Esse tipo de pele possui tendência para apresentar vermelhidão, coceira e até descamar. Loção e gel-creme são as mais indicadas.
    Outro ponto importante que deve ser analisado é o FPS, que varia de acordo com o tom da sua pele:

    Pele claríssima: Possui tendência a ficar vermelha e dificilmente se bronzeia. Ao ser exposta ao sol apresenta alto risco de câncer, por isso é recomendado usar FPS 60 ou 70.

    Pele clara: Também queima com grande facilidade e é suscetível ao risco de câncer de pele e manchas. O FPS ideal é no mínimo 50.

    Pele morena clara: Pode-se utilizar nos primeiros dias de praia um FPS elevado de 45 a 60. Conforme a pele for se acostumando pode-se diminuir o FPS, mas nunca menor que 30.

    Pele morena: Bronzeia com mais facilidade por não ser tão sensível. Porém com o tempo, pode adquirir manchas escuras provocadas pelo sol. Recomenda-se sempre usar um FPS 35 ou 40.

    Pele morena jambo: Mesmo sendo uma pele mais resistente, para prevenir o envelhecimento e manter o cuidado com a pele, deve-se usar um FPS 30.

    Peles mulatas e negras: Esse tipo de pele não sofre queimaduras, mas necessita de proteção. Por isso deve-se usar FPS 30 e 15.

    Fonte:
    http://www.corposeguro.com.br
  • 6 alimentos que hidratam

    Com a chegada do verão é fundamental manter a hidratação do corpo, para deixar o organismo em ordem e evitar problemas como tontura e pressão baixa.

    Assim que o calor começa, o desafio é maior. É necessário sempre ter por perto água, sucos naturais e outros refrescos, para manter o corpo hidratado. Já que a água é essencial para regular várias funções no organismo, como a temperatura corporal e a circulação sanguínea.

    Frutas e verduras que contem água na composição também são essenciais para manter a hidratação. Elas não substituem o consumo de água, mas auxiliam e muito na hidratação do corpo. Confira alguns bons exemplos de frutas e verduras para incluir no seu dia-a-dia:

    Melancia: Composta por 92% de água é rica em vitaminas do complexo B, vitamina C e vitamina A, que protegem a visão e a pele, previnem infecções e combatem radicais livres.

    Morango: Essa fruta contém ácido elágico, que evita danos nas células e auxilia na prevenção do câncer. Uma porção de 100g contém 92% de água.

    Pêssego: Uma fruta média possui cerca de 89% de água. Além de ser muito importante para a prevenção de problemas relacionados a visão e a pele, pois possui vitamina A.

    Abacaxi: Composto por vitamina C, 100g da fruta possui 87% de água.

    Pepino: Este alimento possui fibras que são importantes para um bom funcionamento do intestino e também vitamina C. Uma porção de 100g é composta por 96% de água.

    Tomate: Fornece diversos nutrientes como potássio, fósforo, vitamina A e vitamina C. Uma porção de 100g possui 94% de água.

    Fonte:
    http://www.minhavida.com.br
  • Por que consumir água de coco?

    * Possui vitamina A que é fundamental para manter as funções oculares saudáveis.

    * Contém uma grande quantidade de sais minerais, como cobre, zinco, ferro, ácido fólico, fosforo e potássio.

    * Possui efeito protetor perante o envelhecimento, os processos de trombose a degeneração oxidativa, pois contem citosinas, tornando-se antioxidante.

    * O coco é rico em fibras, o que estimula o bom desempenho intestinal, removendo substancias fermentadas do intestino, evitando assim sérios problemas de saúde.

    * É recomendado o consumo da água de coco para crianças em fase de crescimento, mães em período de amamentação e mulheres grávidas, pois é excelente para a reconstituição dos minerais perdidos pelo organismo, principalmente dos ossos, unhas e dentes.

    * Auxilia o organismo a eliminar as toxinas de maneira natural, pois contém uma grande quantidade de potássio.

    * Ajuda a regular os níveis de fluidos corporais, beneficiando o correto funcionamento da pressão sanguínea.

    * Ajuda a eliminar a gordura da pele, a regenerar suas células e manter a pele suave.

    * Colabora na prevenção de dores de cabeça e mantem o organismo devidamente hidratado.

    Fonte:
    http://melhorcomsaude.com
  • Limpeza de primavera

    Com a chegada da primavera as temperaturas ficam mais amenas e os dias com mais luz. Isso desperta a vontade de renovar o lar, as gavetas e os ares.

    Algumas dicas são importantes para não errar na hora da limpeza:

    • Comece por abrir todas as janelas da casa, para que haja circulação do ar.
    • Escolha corretamente os produtos que você vai precisar como vassouras, panos, esponjas, luvas, escovas, esfergonas, detergentes e limpadores. É necessário ficar atento ao correto uso de cada produto, usando as instruções, para evitar aranhões e manchas.
    • Retire todas as roupas de inverno e os edredons, que não serão mais usados, lave-os e guarde dentro de sacos plásticos com anti-traça, evitando assim a perca da cor das peças.
    • Inicie a limpeza de cima para baixo. Comece limpando ventiladores e luminárias, após móveis e paredes e por último o piso. Também comece a limpar do fundo em direção a porta. Isso irá manter a sua limpeza.
    • Utilize multiuso somente em superfícies laváveis como cerâmicas, paredes e superfícies plásticas. Não deve ser utilizado em madeiras, metais e tacos, pois danifica essas superfícies.
    • Não utilize o mesmo pano para fazer a limpeza de toda a casa, pois o pano pode distribuir bactérias para outros cômodos da casa.
    • As portas da casa ficam impecáveis se forem limpadas com sabão neutro diluído em água.
    • Substitua os tecidos de inverno por outros mais frescos, como almofadas e cortinas confeccionadas em algodão e linho de cores claras, fazem a casa respirar a primavera.

    Fontes:
    http://delas.ig.com.br
    http://orgaizarefestejar.blogspot.com.br
  • Óleo ou Azeite?

    São tantas opções nas prateleiras, que a maioria das pessoas fica na dúvida entre a diferença de óleo e azeite, e qual levar para casa.

    O óleo vegetal é uma gordura retirada de plantas formadas por triglicerídeos, geralmente extraída das sementes como milho, soja, girassol, amêndoas, dendê, entre outros. São obtidos através de pressão e extração por solventes, depois é feito a purificação e a refinação.

    Já o azeite é extraído das azeitonas a frio, através de pressão. Não é extraído por solventes químicos e nem sofrem o processo de refinação.

    A dúvida fica na hora da escolha, qual o melhor para o consumo?

    Ao contrário de que muita gente pensa, o óleo não é um grande vilão na cozinha, pois ele é rico em ômega 3, ômega 6 e ômega 9. A diferença não está no óleo, mas sim na temperatura que você usa ele, pois quando aquecido demais, como nas frituras, eles se tornam prejudiciais à saúde, pois perdem a gordura boa e viram puro óleo.

    Já o azeite é o mais recomendado, pois possui cerca de 75% de ácidos graxos monoinsaturados, que aumentam a proteção do sistema cardiovascular.

    Fontes:
    http://www.blogdavann.com.br
    http://universoalimentos.blogspot.com.br
  • Cortes de carne e sua utilização - Coxão Mole

    Localizada na parte traseira do bovino, o coxão mole possui formato arredondado, fibras curtas e sua consistência é macia. Considerado um corte de primeira é apropriada para bifes finos, a milanesa, grelhados, também para assados e preparos moídos.

    Fonte:
    http://www.sadia.com.br
  • Cortes de carne e sua utilização - Contrafilé

    O contrafilé é assim chamado por estar situado "contra" o filé mignon, na carcaça do bovino, estando separada apenas pelas vértebras lombares. É um corte muito macio, com sabor acentuado e possui uma camada de gordura que mantém a umidade da carne. É ideal para estrogonofe, grelhados, bifes de chapas, medalhões, churrascos e assados de forno.
    Deve ser assado em alta temperatura para que a carne não fique rígida. Fica mais suculenta quando servida no ponto ou mal passada.

    Fonte:
    http://naminhapanela.com
  • Cortes de carne e sua utilização - Patinho

    Localizada na perna traseira do boi, no limite do coxão mole, o patinho é um corte com poucos nervos e gordura. Por ser macio o patinho é ideal para bifes de panela, enrolados e a parmegiana. Em pedaços serve para cozidos com legumes e picadinhos. Quando moída é ideal para molhos, almondegas, hambúrguer, quibes e pastel.

    Fonte:
    http://www.pagina3.com.br
  • Cortes de carne e sua utilização - Paleta Bovina

    Corte versátil e barato a paleta bovina é a perna dianteira do boi. Pode ser encontrado com osso ou sem e é apropriado para cozidos mais longos, assados de panela, picadinhos e ensopados. Já o miolo da paleta é mais macio e pode ser usado para bifes e assados.




  • Cortes de carne e sua utilização - Coxão Duro ou Coxão de Fora

    Localizado na parte traseira do bovino, o coxão duro é um corte com fibras mais longas e rígidas e possui aspecto grosseiro e gordura na parte externa. É ideal para assados de panela, molhos, refogados, ensopados, bifes à rolê e carne recheada. Tem melhor resultado preparado em pratos onde seja moído ou em cozimentos lentos.

    Fonte:
    http://www.ataliba.com.br
  • Cortes de carne e sua utilização - Paleta Suína

    Considerado um corte grande e econômico a paleta é a perna dianteira do suíno. Seu maior teor de gordura garante seu sabor e maciez. Pode ser encontrada inteira com osso ou sem, em forma de bistecas, cubos, bifes e moída. Muito usada em assados, grelhadas ou cozidos. O melhor resultado vem dos cozidos úmidos e demorados, pois a temperatura reduzida faz com que derreta a gordura e deixe a carne suculenta.

    Fonte:
    http://www.abipecs.org.br
  • Cortes de carne e sua utilização - Pernil Suíno

    O pernil é a perna traseira do suíno e sua carne é muito macia e um pouco gordurosa.
    O corte tradicional do pernil inclui o coxão mole, a alcatra, a picanha e a maminha. Pode-se utilizar o pernil em inúmeros preparos diferentes, como assado inteiro ou em pedaços, no forno ou na churrasqueira, em cozidos de panela, em bifes ou bistecas fritas ou grelhadas. Muito saboroso esse corte também é bastante utilizado em ocasiões especiais por ser um prato apresentável, gostoso e serve várias pessoas, devido o tamanho da peça inteira.

    Fonte:
    www.terra.com.br /culinária/infográficos/carne-porco
  • Cortes de carne e sua utilização - Picanha

    Localizado no topo do quadril do boi, a picanha pesa no máximo 1,5 kg.
    Considerada a estrela dos churrasco, a picanha também é utilizada para preparos de carnes de panela. A peça tem o formato triangular e possui uma camada de gordura que faz com que a carne seja suculenta, macia e muito saborosa. Essa gordura não pode ser retirada antes de ser assada, pois as fibras da carne ficarão endurecidas e sem gosto.

    Fonte:
    http://blog.clubedolar.com.br/
  • Cortes de carne e sua utilização - Costela

    Corte composto por ossos e gordura, a costela localiza-se no meio do peito do boi e acompanha o osso que vai até o contrafilé. O sabor, o nome e a textura pode variar conforme a parte que é extraída da caixa torácica do bovino. Os cortes que são retirados da parte inferior da caixa torácica e são formados por ossos mais finos e cartilaginosos misturados com gordura são chamados de costela minga, ponta de agulha, costela do dianteiro e ripa de costela.

    Muito utilizada no churrasco de chão gaúcho, a costela também é muito boa assada no forno, cozida na panela, em ensopados e com legumes. Para o churrasco a parte ideal é a das oito últimas vértebras do boi que é chamada de janela da costela, por ter os ossos mais largos e a carne ser mais gorda fica excelente. No geral, a costela exige um maior tempo de cozimento para que fique macia e suculenta.

    Fonte:
    http://cuecasnacozinha.com.br
  • Cortes de carne e sua utilização - Alcatra

    Considerada um corte de primeira, a Alcatra é retirada da parte traseira do boi se divide em duas partes: a ponta de alcatra que é ideal para bifes e refogados e a alcatra que é excelente para assados, grelhados e picadinhos. Tanto no espeto ou na grelha a alcatra deve ser cortada em bifes grossos para evitar que fique ressecada. Também é ideal servi-la no ponto ou mal passada.

    Fonte:
    http://www.sadia.com.br
  • Chá, companheiro do dia a dia

    Companheiro para o encontro da tarde entre amigas, depois das refeições, no anoitecer ou antes de dormir o chá tornou-se popular no Brasil e também em vários países tornando-se a segunda bebida mais consumida, ficando para trás somente da água.
    No início a infusão de folhas em água quente era consumida somente com o objetivo medicinal, mas com o tempo passou a ser usada como bebida, por prazer. Além de proporcionar um momento de relaxamento ou reunir os amigos, tomar chá é um hábito muito saudável pois neles existe muitas propriedades que contribuem para a saúde. Cada um está aliado à uma função, por exemplo para:

    Estimulo do apetite: alecrim, agrião, melissa, dente de leão, camomila, manjerona, alfavaca e sálvia.

    Calmantes: capim-cidreira, maracujá, valeriana, hortelã, melissa, alface, folha de laranja e angélica.

    Para problemas estomacais e intestinais: erva doce, hortelã, camomila, poejo, sálvia, funcho e angélica. E para o estimulo do intestino: ameixa preta, hortelã, erva doce, linhaça e capim cidreira.

    Digestivos: hortelã, boldo, marcela, quássia, raiz de genciana, sálvia, carqueja, anis estrelado e camomila.

    Cicatrizantes: cavalinha, maracujá, couve, bálsamo do peru, eucalipto e babosa.

    Anti-inflamatórios: dente de leão, folha de abacate, agrião, limão, hortelã, alecrim, urtiga e cavalinha.

    Antissépticos: bardana, limão, arnica e malva branca.

    Combate os radicais livres: chá mate.

    O preparo dos chás deve ser feito na hora, pois quando deixados em garrafa térmica perde algumas propriedades funcionais. Basta ferver a água e logo após colocar as folhas em infusão.

    Fonte:
    http://www.einstein.br
  • Benefícios da Stevia

    Com capacidade de adoçar 300 vezes mais que o açúcar de cana, a Stevia não tem calorias e é diurética, por isso o "glicosídeo" de stevia deve ser uma parte importante na dieta de pacientes diabéticos. A razão é a sua ação "hipoglicemia", que melhora a circulação do pâncreas, estimulando a secreção de insulina, reduzindo o nível de glicose no sangue.
    Sua folha possui um gosto muito doce. Seu princípio doce, o glicosídeo, foi primeiramente isolado na Alemanha em 1908. Mas, já era usada anteriormente por índios Guaranis devido a suas propriedades medicinais.
    Hoje em dia, tem sido usada também como adoçante natural, e essa é a maior expertise da Stevia Soul para você.
    A planta de stevia tem em sua composição três tipos principais de edulcorantes, os quais são classificados como glicosídeos de Steviol:

    Esteviosídeo: O mais amargo e menos doce deles, em sua forma separada e concentrada é o de custo mais baixo e mais utilizado pelas indústrias em geral.

    Rebaudiosídeo A: O mais doce e quase sem traço amargo, em sua forma separada e concentrada é o de custo mais alto e seus mercados são o europeu e americano.

    Rebaudiosídeo C: Um pouco menos doce que o Rebaudiosídeo A e quase sem traço amargo, em sua forma separada e concentrada também tem custo alto e seus mercados são o europeu e americano.

    Fonte:
    http://www.stevita.com.br
    http://www.stevianatus.com.br
  • Umidade e Mofo

    Durante o inverno e épocas chuvosas é mais comum o aparecimento de umidade dentro das casas, o que ocasiona o aparecimento do terrível mofo. Além do mau cheiro e das manchas causadas por ele, algumas pessoas ainda sofrem com alergias que causam um enorme desconforto. Mas para cada canto da casa pode-se utilizar algumas sugestões práticas que irão amenizar e prevenir esse problema. Para os armários recomenda-se mantê-los afastados 5 cm das paredes. Nunca guarde as roupas dentro de plásticos ou junto com papéis. Mesmo aquela roupa que está muito tempo guardada e que não foi usada deve ser lavada. Já para o armário, uma vez por mês, deve-se tirar toda a roupa de dentro e burrificar as paredes e cantos com vinagre branco, passar um pano úmido e deixar secar com as portas abertas. Outro aliado são os antímofos descartáveis que são muito práticos e baratos.
    Se a roupa já está com mancha de mofo pode-se, no caso das brancas deixar de molho em um agente branqueador como água sanitária ou alvejante. As coloridas é só umedecê-las em suco de limão ou vinagre branco, deixar agir por 15 minutos e depois enxaguar com água quente, em seguida lavar normalmente. Roupas mais delicadas como seda ou sintética é preciso lavar com leite, após enxaguá-las com bastante água e lavar normalmente com sabão neutro.
    O banheiro é outro cômodo fácil de aparecer o mofo. Para acabar com as manchas esfregue uma metade de limão sobre as cerâmicas e rejuntes, depois enxague com água. Para as cortinas plásticas é só deixa-las de molho em uma solução com 1 litro de água e quatro colheres de sal.
    Alguns truques básicos para reduzir a umidade e o mofo é apostar nos potinhos preenchidos até a metade com bicarbonato de sódio que retém a umidade, ou um punhado de giz dentro de recipientes que podem ser espalhados pela casa.
    Mas o mais importante é manter a casa o mais possível ventilado, isso previne qualquer transtorno.
    Fontes:
    http://www.ruadireta.com/saude
    http://mdemulher.abril.com.br
  • Alimentos que aumentam a imunidade

    Garantir um bom funcionamento do sistema imunológico é essencial para o corpo, já que ele atua contra os vírus e bactérias. Mas a grande maioria pensa que é complicado e aí está o engano. O principal a fazer é manter uma alimentação balanceada, pois o sistema imunológico necessita de energia, nutrientes e outras substâncias envolvidas no sistema de defesa. Dentro de uma alimentação variada encontram-se vários alimentos que são essenciais para o bom funcionamento do sistema imunológico como:

    - Morango, limão, agrião, espinafre, goiaba, abacaxi, açafrão, gengibre, brócolis e tomate são ricos em vitamina C que auxilia na produção das células de defesa.

    - Amêndoas, nozes, ostras, leite, aveia, sementes de girassol, carne bovina e peixe possuem zinco que atua na reparação dos tecidos, melhora a resposta imune e auxilia na cicatrização.

    - Alho, cereais integrais, cebola, frutos do mar, ovos caipira, iogurte, levedo de cerveja, coentro e salsa são excelentes antioxidantes, anti-inflamatório, imune estimulante e desintoxicante.

    - Banana, cenoura, abacate, nozes, frango, peixe, lentilha, arroz integral, gengibre e manjericão aumentam a imunidade de todo o organismo. Além de prevenir o câncer e controlar alguns tipos de diabete.

    Fonte:
    http://www.anutricionista.com
    http://www.paisefilhos.com.br
  • Benefícios e propriedades do consumo do mel

    Outono e inverno são épocas em que as temperaturas mais baixas acabam estressando o sistema imunológico. Geralmente neste período, reduz-se o apetite por frutas e verduras, pois o corpo necessita de alimentos calóricos e pesados que o permita reter energia e manter a temperatura. Além disso, devido ao frio, costuma-se ficar em lugares fechados e com pouca ventilação. Tudo isso acaba tornando as pessoas mais vulneráveis as doenças típicas da estação, como gripes, resfriados, infecções e viroses. Mas para esses males existe um forte aliado na alimentação, o mel. Também conhecido como "remédio da vovó", por toda a tradição passada de mãe para filha, o consumo do mel previne problemas respiratórios, ajuda a combater a gripe e a asma, fortalece o sistema nervoso, ajuda na desintoxicação, facilita a digestão, previne os riscos de doenças cardiovasculares, auxilia na melhor disposição e também é um excelente antisséptico e antibiótico. Além de todas essas propriedades, o mel previne o envelhecimento precoce da pele. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o mel tem mais de 70 substâncias essenciais ao organismo, como água, glicose, potássio, ferro, vitamina B1,B2, B6 e C, entre outras. Para usufruir destas propriedades, pode-se consumi-lo diariamente associado a pães, biscoitos, iogurtes, cereais, frutas, vitaminas e chás. Além de muito saboroso é um excelente remédio.
    Fontes:
    http://gshow.globo.com/br/progamas/mais-voce/Nutrição
    http://mdemulher.abril.com.br/saúde
    http://hidrolight.com.br/blog
  • Sopas e Cremes

    Nada é mais gostoso do que tomar uma sopa suculenta e quentinha em uma noite de inverno, para afastar o frio. Acredita-se que esse costume existe desde a antiguidade com o surgimento dos primeiros utensílios como, por exemplo, os potes para armazenar alimentos. Basicamente, as sopas podem ser classificadas em 3 grupos: Sopas claras: servidas com alguma decoração; Sopas espessas: engrossadas com vegetais, ou, ainda, com creme de leite ou ovos; Sopas nacionais típicas de certos países ou regiões. É sempre bom observar quais são os ingredientes presentes na sopa que você irá consumir, pois eles são os responsáveis pelo valor energético da mesma. É bom ter em mente que nem sempre as sopas com aparência de um creme ou purê apresentam um valor energético maior que as sopas menos cremosas. Sendo a sopa uma das preparações mais apreciadas no inverno e conhecendo os ingredientes que a compõe, assim como o valor energético de seus acompanhamentos, ficará mais fácil consumi-la sem correr o risco de exceder nas calorias.
  • Protetor solar no inverno

    O filtro solar é um produto essencial no dia a dia. Seu uso correto e contínuo é capaz de proteger a pele dos raios ultravioletas, os quais são responsáveis por problemas simples e mais graves, desde o surgimento de irritações, lesões e queimaduras superficiais ao perigoso câncer de pele. Pesquisas comprovam que pessoas que se protegem das radiações solares possuem 85% a menos de chances de desenvolver a doença. O fato é que mais de 80% da população brasileira apenas se lembra de aplicar o filtro solar na pele nos dias mais quentes do ano, na praia ou quando o sol está realmente estralando. Porém, poucos se lembram de que o filtro solar deve ser utilizado também durante o inverno ou em dias mais frios. Além dos filtros e bloqueadores solares comercializados “in natura”, seja através de cremes ou géis, é possível usufruir de produtos cosméticos e hidratantes os quais contem fatores de proteção em suas formulações. A proteção está garantida em ambas as apresentações. O essencial é aplicar o produto diariamente, seja no verão, no inverno, no sol ou na chuva. Em casos de produtos hidratantes que contenham protetores solares em sues composições, os benefícios são ainda maiores, já que a pele recebe uma dose extra de hidratação, aliada a proteção contra os raios solares. Fonte: www.cuidardapele.net
  • O uso de desumidificadores no inverno

    Desumidificador, um aparelho muito importante para quem possui uma casa com muita humidade, mais que um bem para o bem estar é sem dúvida importante para a preservação da sua saúde. Ambiente com grande saturação de humidade poderá se revelar prejudicial à sua saúde especialmente para pessoas com asma. O desumidificador é importante porque além de ajudar a proteger a saúde dos moradores protege objetos de valor, como por exemplo, aparelhos eletrônicos. Na verdade, a umidade em si não é prejudicial, exceto pelo fato de que ela proporciona uma condição muito favorável para a vida e proliferação de micro-organismos como os fungos e ácaros. Algumas espécies de fungos e ácaros podem fazer mal à saúde humana, além de prejudicar obras de arte, livros, eletro eletrônicos, etc.
  • A história do café no Brasil

    O café chegou ao norte do Brasil mais precisamente em Belém, em 1727, trazido da Guiana Francesa para o Brasil pelo Sargento-Mor Francisco de Mello Palheta a pedido do governador do Maranhão e Grão Pará, que o enviaram às Guianas com essa missão. Já naquela época o café possuía grande valor comercial. Palheta aproximou-se da esposa do governador de Caiena, capital da Guiana Francesa, conseguindo conquistar sua confiança. Assim, uma pequena muda de café Arábica foi oferecida clandestinamente e trazida escondida na bagagem desse brasileiro. Devido às nossas condições climáticas, o cultivo de café se espalhou rapidamente, com produção voltada para o mercado doméstico. Em sua trajetória pelo Brasil o café passou pelo Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Num espaço de tempo relativamente curto, o café passou de uma posição relativamente secundária para a de produto-base da economia brasileira. Desenvolveu-se com total independência, ou seja, apenas com recursos nacionais, sendo, afinal, a primeira realização exclusivamente brasileira que visou a produção de riquezas. O café continua hoje, a ser um dos produtos mais importantes para o Brasil e é, sem dúvida, o mais brasileiro de todos. Hoje o país é o primeiro produtor e o segundo consumidor mundial do produto.
    http://www.revistacafeicultura.com.br
  • O porquê de consumir frutas cítricas no inverno

    As frutas cítricas são particularmente ricas em fitoquímicos, possuindo 4.000 tipos diferentes, entre eles o limoneno, encontrado em sua casca, de forte poder antioxidante. O suco de laranja, particularmente, é bastante rico em substâncias protetoras, porém, em sua industrialização, grande parte é perdida. Estudos mostram que o suco de laranja abaixa os níveis de colesterol e do colesterol ruim e aumenta o colesterol bom HDL. As frutas mais ricas em atividades antioxidantes, antitumoral e antimutagência são: a goiaba, a manga e a lichia. As frutas vermelhas apresentam essas atividades em grande quantidade. A ameixa preta, pelo seu poder laxativo, é considerada um alimento funcional. É rica em sorbitol, frutose e fibras, fazendo também com que a taxa de açúcar no sangue não aumente. Rica em potássio é benéfica para a saúde cardíaca. Sugere-se o consumo de três a cinco porções de frutas por dia.
    Fonte: http://www.fmo.org.br/fmo2/receitas/frutasesucos.html
  • Os benefícios do Vinho Tannat

    A Tannat, como seu próprio nome indica, é uma uva com grande quantidade de taninos, que são os elementos que, além de dar cor, dão ao vinho tinto sua característica de maior ou menor adstringência. A variedade Tannat é rica em antioxidantes naturais, que ajudam a prevenir doenças, entre elas alguns tipos de câncer. Não foi encontrada uma explicação específica para o fenômeno, mas os pesquisadores acreditam que seja devido aos flavonóides e do resveratrol presentes em quantidade considerável no vinho tinto. Acredita-se que essas substâncias possuem influência sobre a atividade das células que são potenciais causadoras do câncer. Uma taça de vinho tinto por semana pode reduzir em até 7% do risco da doença. Já com uma taça por dia, as chances podem ser diminuídas em até 52%.
    Fonte: http://www.menuespecial.com.br

Copyright © 2018 Supermercados Copercampos - Todos direitos reservados.